Papa agradece aos padres sinodais

Sáb, 27 de Outubro de 2012 12:48 / Atualizado - Sáb, 27 de Outubro de 2012 13:00 por: CNBB/RADIO VATICANO

 

No  final da sessão de trabalhos da manhã dese sábado, 27 de outubro,  Bento XVI proferiu um  discurso aos Padres sinodais, anunciando que decidiu, depois de muito  refletir e orar, transferir a competência sobre os Seminários da  Congregação para a Educação Católica para a Congregação para o Clero, e a  competência sobre a Catequese da Congregação para o Clero ao Pontifício  Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

 

 

"Seguirão os  documentos relativos em forma de Carta Apostólica Motu Proprio para  definir os âmbitos e suas respectivas faculdades. Peçamos ao Senhor para  que acompanhe os três dicastérios da Cúria Romana nesta importante  missão, com a colaboração de toda a Igreja" – frisou o pontífice.

 

O  Papa saudou os futuros novos cardeais. "Quis com este pequeno  Consistório completar o Consistório de fevereiro, no contexto da Nova  Evangelização, com um gesto da universalidade da Igreja, mostrando que a  Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre  Igreja em Pentecostes; e não Igreja num continente, mas Igreja  universal. Quis expressar este contexto, esta universalidade da Igreja  que é também a expressão bonita desse Sínodo" – destacou o Santo Padre.

 

"Para  mim foi realmente edificante, reconfortante e animador ver aqui uma  expressão da Igreja universal, com seus sofrimentos, ameaças, perigos e  alegrias, experiências da presença do Senhor, também nas situações  difíceis" – disse ainda.

 

"A Igreja sente os ventos contrários,  mas sente, sobretudo, o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos  mostra o caminho certo, e assim, com renovado entusiasmo, caminhamos e  agradecemos a Deus por nos dar este encontro realmente católico" –  frisou Bento XVI.

 

O Santo Padre agradeceu aos Padres sinodais e a  todos aqueles que trabalharam na realização do Sínodo. "Agora, essas  proposições são um testamento, um dom ofertado a mim em benefício de  todos, que será elaborado num documento vindo da vida  e que deve gerar  vida" – concluiu o Papa.

Assine nossa Newsletter