Conselho Pastoral da Matriz

Conselho Pastoral da Comunidade Matriz

Conselho Pastoral da Comunidade O QUE É UM CONSELHO PASTORAL DA COMUNIDADE = CPC?

O Conselho Pastoral da Comunidade é um espelho daquele que existe para toda a paróquia, no seu CPP (Conselho Pastoral Paroquial), mas cuida especificamente dos assuntos que dizem respeito à vida da comunidade. Em comunhão com toda a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, deve o CPC de nossas respectivas comunidades cuidar para que a missão evangelizadora alcance todos os ambientes. Eis aqui o configura e rege um CPC:

1. O Conselho de Pastoral da Comunidade é um órgão consultivo, presidido pelo Pároco/Administrador Paroquial ou pelo seu Coordenador da Comunidade, na fidelidade ao Plano de Pastoral da Paróquia, regendo-se, por analogia, pelo Código de Direito Canônico e pelo Conselho pastoral Paroquial.

 

2. Algumas finalidades são importantes do Conselho Pastoral da Comunidade, tais como: Colaborar com o Pároco/Administrador Paroquial na execução e avaliação do Plano de Pastoral da Paróquia, aplicado e vivido na Comunidade.

Promover comunhão e a participação entre os membros da Comunidade e desta com as outras comunidades da Paróquia.

Suscitar a participação ministerial de muitos, a pertença de todos e a presença construtiva da Igreja por sociedade justa, fraterna e solidária.

Saber que o Conselho Pastoral da Comunidade é um momento rico de espiritualidade, partilha da vida e ação evangelizadora da comunidade; é espaço de perdão, de um saber ouvir a proposta do outro; de saber o acolher as diferentes ideias, não como rivalidade ou disputas, mas acolhendo-as como sinais de Deus.

Compreender que o Conselho Pastoral da Comunidade não é ambiente de rinchas, de brigas, mas de debate e embates que nos enriquecem; correção fraterna, e não imposição sob o manto da falsa fraternidade.

Sentir que o Conselho Pastoral da Comunidade é um ambiente para ser aprofundar partilhas, ruminar idéias, refletir pontos de vistas diferentes e aplicar a mensagem do Evangelho na vida da comunidade.

 

3. Organização do Conselho Pastoral da Comunidade:

O Coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade;

Um representante dos fieis;

Um representante dos ministros;

Dois representantes das Pastorais da Comunidade.

 

4. Outros Pontos Relevantes para o Funcionamento do Conselho Pastoral da Comunidade:

Com mandato de dois anos, o Conselho Pastoral da Comunidade reunir-se-á, ordinariamente a cada um mês ou a cada dois meses (conforme a necessidade da comunidade) e, extraordinariamente convocado pelo Pároco, com pauta elaborada pelo Coordenador em conjunto com o Pároco, no compromisso com a comunidade.

Para coordenar as reuniões e elaborar suas pautas, o Conselho Pastoral da Comunidade., elegerá entre seus pares e por maioria simples de voto, um Coordenador, que presidirá suas reuniões na ausência do Pároco, um Secretário, responsável pelas correspondências e lavrará as atas do Conselho.

A Assembléia de Pastoral da Comunidade realizar-se-á anualmente ou conforme o planejamento do Conselho Pastoral da Comunidade, de acordo com os procedimentos da Assembléia de Pastoral da Paróquia, com a participação de todos os membros do Conselho de Pastoral da Comunidade, do Conselho da paróquia e de todos os outros coordenadores de serviços e setores na comunidade.