Criança

A Pastoral da Criança foi fundada em Horizontina no dia 29 de maio de 2003. A primeira coordenadora foi a senhora Elisa Perinazzo Fiorentini com mais 13 assessoras (líderes fundadoras).

 

Histórico

 

A Pastoral da Criança foi fundada em Horizontina no dia 29 de maio de 2003. A primeira coordenadora foi a senhora Elisa Perinazzo Fiorentini com mais 13 assessoras (líderes fundadoras).

Atualmente a Pastoral da Criança é coordenada por Ester da Silva e conta com 30 líderes comunitárias que atuam nas seguintes comunidades:

Santa Luzia, São Sebastião, São José Operário, São Francisco de Assis, São Cristóvão e Nossa Senhora da Candelária.

O trabalho das líderes comunitárias consiste em visitas domiciliares, celebração da vida (espiritualização e pesagem) e reuniões de avaliação e reflexão. 

 

O que é a Pastoral da Criança? 

 

A Pastoral da Criança retrata o empenho da Igreja pela sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, em especial da mais carente, por meio da participação ativa da própria família e a mobilização da comunidade.

 

Mística: 

A Mística da Pastoral da Criança é o motor que move os corações de quem nela participa; Os três aspectos da Mística: 

 

CARIDADE EVANGÉLICA;

FORMAÇÃO CONTÍNUA;

CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS E DA VIDA.

 

A criatividade de cada um faz com que a celebração da Fé a cada dia se renove, gerando sempre novos frutos de paz, justiça e solidariedade.

 

Metodologia: 

A Pastoral da Criança criou metodologia própria que desenvolve uma Mística de Fé e Vida, tendo como centro a criança do contexto familiar e comunitário.

A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança são a comunidade e a família. A Pastoral adota uma metodologia comunitária e participativa, que procura envolver a pessoa como sujeito e agente de transformação. Ela é treinada para atuar como líder, na própria vizinhança.

Esses líderes se organizam, nas comunidades das periferias urbanas e no meio rural, em pequenos grupos de 10 a 20 famílias. A Pastoral da Criança é Missionária, concretiza sua missão nas visitas domiciliares e acompanhamento das famílias e crianças.