RCC

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de evangelização e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos. O movimento carismático católico foi influenciado em seu nascimento pelos movimentos pentecostais de origem protestante e até hoje esses dois grupos se assemelham em vários aspectos.

 

Origem

 

A renovação carismática, inicialmente conhecida como movimento católico pentecostal, ou católicos pentecostais, surgiu em 1966, quando Steve Clark, da Universidade de Duquesne em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, durante o Congressso Nacional de "Cursilhos de Cristandade", mencionou o livro "A Cruz e o Punhal", do pastor John Sherril, sobre o trabalho do pastor David Wilkerson com os drogados de Nova York, falando que era um livro que o inquietava e que todos deveriam lê-lo.

Em 1966, católicos da Universidade de Duquesne reuniam-se para oração e conversas sobre a fé. Eram católicos dedicados a atividades apostólicas, mas, ainda assim, insatisfeitos com a sua experiência religiosa. Em razão disso, e recordando a experiência bíblica do Pentecostes e das primeiras comunidades cristãs cheias do Espírito Santo, decidiram começar a orar para que o Espírito Santo se manifestasse neles. Querendo vivenciar a experiência com o Espírito, foram ao encontro de William Lewis, sacerdote da Igreja Episcopal Anglicana, que por sua vez os levou até Betty de Shomaker, que fazia em sua casa uma reunião de oração pentecostal.

Em 13 de janeiro de 1967, Ralph Keiner, sua esposa Pat, Patrick Bourgeois e Willian Storey vão à casa de Flo Dodge, paroquiana Anglicana de William Lewis, para assistir a reunião. Em 20 de janeiro assistem mais uma reunião e suplicam que se ore para que eles recebam o "Batismo no Espírito Santo". Ralph recebe o dom de línguas (fenômeno chamado no meio acadêmico de glossolalia ou xenoglossalia). Na semana seguinte, a fevereiro de 1967, Ralph impõe as mãos para que os quatro recebam o batismo no Espírito.

Em janeiro de 1967, Bert Ghezzi comunica a universitários de Notre Dame, South Bend, Indiana o que teria ocorrido em Pittsburgh. Em fevereiro, antes do retiro de Duquesne, Ralph Keifer vai a Notre Dame e conta suas experiências. Em quatro de março, um grupo de estudantes se reúne na casa de Kevin e Doroth Ranaghan. Um professor de Pittsburgh partilha a experiência de Duquesne, e em 5 de março de 1967 o grupo pede a imposição de mãos para receber o Espírito Santo.

Após a Semana Santa, relizou-se um retiro em Notre Dame para discernir o que Deus estaria querendo com essas manifestações. Participam professores, alunos e sacerdotes. 40 pessoas de Notre Dame e 40 da Universidade de Michigan, entre os quais Steve Clark e Ralph Martin, que em 1976 iriam para a Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

 

RCC no Brasil

 

A RCC teve início no Brasil em 1969 através de Padre Eduardo Dougherty, sacerdote jesuíta norte-americano que comunicou ao Padre Haroldo Rahm, também jesuíta e norte-americano, as primeiras idéias do que seria a Renovação Carismática Católica. Pe. Eduardo Dougherty, SJ (da Associação do Senhor Jesus) também foi quem lançou, em todas as capitais do país, as primeiras "sementes" da RCC, que nos anos seguintes, juntamente com Padre Sales (também jesuíta) realizou Retiros conhecidos como "Experiência do Espírito Santo", depois "Experiência de Oração", por todo o Brasil. O trabalho cresceu ainda mais com a adesão do Monsenhor Jonas Abib (futuro criador da comunidade Canção Nova). Em 1974 foi realizado o primeiro congresso nacional da Renovação Carismática, com orientação do Padre Silvestre Scandian. Esse movimento ganhou força em meados dos anos 90 e já responde sozinho por grande parte dos católicos praticantes no país. Ele continua atraindo muitos fiéis e costuma popularizar-se principalmente entre os jovens.

Hoje os nomes mais conhecidos da RCC brasileira são os Padres Eduardo Dougherty, Jonas Abib e Marcelo Rossi. Embora, para muitos dos membros da RCC, Marcelo Rossi não seja um seu representante, pois não participa de nenhum grupo de oração do movimento.

Padre Jonas é fundador da Canção Nova, uma comunidade localizada em Cachoeira Paulista, São Paulo. Comunidade que possui rádios e uma emissora de TV com retransmissão para várias regiões do Brasil. Suas programações são totalmente católicas, não havendo sequer comerciais não católicos e por isso é sustentada unicamente por doações.