Semana Santa e Tríduo Pascal.

Editorial Mês de Abril

Semana Santa e Tríduo Pascal.

Conforme Bruno Carneiro Lira a semana que antecede a celebração da Páscoa a Igreja chama de Santa e tem seu início com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A Igreja deseja acentuar os dois aspectos litúrgicos dessa celebração: a Ressurreição e a Paixão. Assim, no primeiro dia da Semana Santa a igreja já antecipa, em uma única comemoração, tudo aquilo que vai ocorrer no Tríduo Pascal.

A parte da manhã da Quinta-feira Santa, ainda dentro do Tempo da Quaresma, caracteriza-se pela Missa Solene do Santo Crisma. Nessa Missa se consagra o santo Óleo do Crisma, abençoa-se o óleo dos catecúmenos e o óleo para o sacramento da unção dos enfermos. Esta missa é presidida pelo bispo com a presença de todos os padres(presbitério), pois sendo o dia da Instituição do Sacramento da Ordem se renova as promessas sacerdotais.

Após a missa da Ceia do Senhor omitindo os ritos finais acontece a trasladação do Santíssimo Sacramento e os fiéis são convidados para a vigília eucarística.

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a missa vespertina da ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor.

Uma feliz, santa e abençoada páscoa para todos!

Frei Leandro Joel Defendi,OFM